-
Arquitetos: Nghia-Architect
- Área: 75 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nguyen Tuan Nghia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta moradia foi projetada para acomodar uma família de três gerações em uma área urbana em rápido crescimento. Como em outras áreas de Da Nang, Vietnã, é difícil encontrar um equilíbrio entre o estilo de vida lento dos cidadãos locais e o estilo de vida moderno que está rapidamente tomando conta desta cidade.
Inspirados na arte do origami japonês (que afetou parcialmente a cultura e a arquitetura de Hoi An-Da Nang), dobramos e aproximamos todos os espaços funcionais do volume central da casa, que é um pátio interno (uma característica arquitetônica muito comum nas casas dos Danang). A forma arquitetônica é baseada em uma estrutura em espiral posicionada no centro da edificação.
Todos os espaços internos estão ligados a uma parede central que rotaciona verticalmente para dentro e está conectada entre si através de caminhos entrelaçados que contornam a parede central. A escada em espiral que percorre o espaço central da casa é um destaque arquitetônico e amplia o “corte transversal” para conectar diferentes espaços funcionais, bem como os membros da família de três gerações que moram nesta casa.
A casa TT foi projetada para um jovem casal com seus dois filhos e uma mãe idosa. Assim, os espaços funcionais são programados e dispostos para se adaptarem ao estilo de vida tradicional, embora sejam modernos e experimentais em termos de forma arquitetônica. A cozinha, anexada à claraboia, é o coração da casa que conecta todos os membros da família por meio de suas atividades.
A área verde dentro da cozinha, logo abaixo da claraboia, possui plantas que crescem verticalmente e se estendem para outros espaços internos nos níveis superiores, trazendo luz solar, vento e vegetação para toda a casa. A ideia desta moradia é criar uma estrutura que diminui em direção ao pátio central da casa no primeiro andar e depois se abre em diferentes direções à medida que avançamos nos níveis. Essa estrutura permite que as pessoas que moram dentro da casa se conectem umas com as outras e com a natureza dentro e fora de sua estrutura de forma harmônica e sustentável.